terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

PECADOS CAPITAIS DO EMAIL MARKETING

Muitas coisas podem dar errado ao desenvolver seu e-mail marketing. Links quebrados, erros de digitação, imagens distorcidas, e por ai vai. Só que algunsfatores mais relevantes podem realmente travar a sua campanha, levando-a para resultados menos favoráveis do que aquelas previstas antes do envio.
Uma questão importantíssima é quanto ao banco de dados. Poucas coisas são mais constragendoras do que aparecer no e-mail, logo de cara, a frase “Querido” <Primeiro Nome>, saudando-o assim ao invés do nome real. Isso éresultado de uma má automação de marketing, destacando a falta de autenticidade do remetente. Fique atento ao preenchimento correto dos cachês (espaço para Nome, Sobrenome, Nome da Empresa) e verifique se o banco está buscando corretamente. Do contrário, você pode acabar decepcionando o destinatário deste e-mail.
Outro ponto determinante é ser criativo. Evite abordar o tema da sua campanha de maneira chata e cansativa. Tão pouco desenvolva-a somente oferecendo seu produto ou serviço com informações técnicas. Utilize-se de uma linguagem que emocione quem a recebe, que gere curiosidade das pessoas, que cause impacto. Explore o humor, por exemplo. Tente contar uma história. O quanto antes você agarrar o seu leitor, mais perto do sucesso você estará. Por isso, dê atenção às chamadas, mostre a ele dados interessantes, algo engraçado ou controverso.
Para ter continuidade, sua campanha precisa de objetivos diferentes. Por isso, anote: não queira “apenas vender”. Isso está batido, não convence e desmotiva o receptor. Sua comunicação pode mais. Informe seu cliente, ajude-o a conhecer o seu produto/serviço e mostre novas possibilidades. Sua mensagem precisa “conversar” com quem a recebe.
Um último conselho: fuja do pragmatismo. Teste diferentes épocas, meses, dias de envio do seu e-mail marketing. Seja diferente. Hoje, as ferramentas de mensuração podem lhe dar uma noção real de quando sua campanha surtiu mais efeito. Mas como saber se você não tentar? Sexta pela manhã, porque não? Sábado à noite, algum problema? Descubra.
Finalizando: se preocupe com cada detalhe sim, mas tente enxergar o todo. Questões técnicas são importantes, assim como a gramática. Mas o vício de linguagem e a abordagem padronizada são limitadores maiores de sua campanha. E também um pecado capital do e-mail marketing.
Permita-se ir além. Ou usando de uma definição da moda: “saia da caixa”.


fonte: Dinamize.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário